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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MENIN, Maria Suzana de Stefano; SHIMIZU, Alessandra de Morais  and  LIMA, Claudia Maria de. A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp.549-576. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200011.

A pesquisa apresentada analisou 27 teses de doutorado e dissertações de mestrado de programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que usam a teoria de representações sociais para estudar representações de ou sobre professor. Para a realização dessa análise foram investigados, principalmente, aspectos metodológicos relacionados ao uso da TRS, tais como: modo de descrição dos sujeitos da pesquisa e variáveis selecionadas nessa caracterização; descrição do objeto de estudo, sua contextualização e justificação como objeto de representação social; procedimentos de coleta de dados, sua adequação e justificação; tratamento dos dados; procedimentos de análise; síntese dos resultados e sua contribuição para a educação, para a formação de professores e para a TRS. Concluiu-se que a TRS é pouco explorada nos trabalhos, embora, de modo geral, eles contribuam para aclarar as representações que professores têm a respeito de vários campos que compõem sua vida profissional.

Keywords : TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; FORMAÇÃO DO PROFESSOR; TRABALHO.

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