SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue137Quota and non-quota system: performance of students at University of Brasília author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MAIA, Rafael Pimentel; PINHEIRO, Hildete Prisco  and  PINHEIRO, Aluisio de Souza. Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp.645-660. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200015.

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho dos alunos da Universidade Estadual de Campinas, do ingresso à conclusão do curso. A amostra é composta por todos os ingressantes dessa universidade nos anos de 1997 a 2000, e a população que corresponde ao universo dos alunos ingressantes em todo o período de existência da universidade. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários socioculturais, aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares na inscrição do vestibular, e de informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica da Universidade. É proposta uma metodologia com base na variável denominada "ganho relativo" sugerida por Dachs e Maia (2006). Essa nova metodologia fundamenta-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-estatísticas. Propõem-se testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos segundo alguns agrupamentos.

Keywords : AVALIAÇÃO DE ESTUDANTE; ENSINO SUPERIOR; ESTATÍSTICAS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License