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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

NABUCO, Maria Eugênia. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 63-74. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100004.

No Brasil a concepção de Educação Inclusiva é fortemente marcada pela noção de Educação Especial e pela categorização do comportamento dos alunos. O documento sobre a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008, acentua as noções de transtorno global ou funcional, de deficiência e de déficit que acompanha este tipo de categorização. Vemos se desenhar nesse documento uma "psicopatologia da inclusão". Pela formulação de dois enunciados : "política é educação" e "educação é política", uma análise das contradições das políticas educativas e suas institucionalizações é apresentada a partir de um referencial teórico da psicánalise de orientação lacaniana.

Keywords : EDUCAÇÃO ESPECIAL; PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO; PSICANÁLISE; EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

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