SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue139Institutional practices and educational inclusionTwo congenitally blind children in the first cycle of regular school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 75-93. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100005.

A inserção das crianças de zero a 18 meses em creches poderá estimular o seu desenvolvimento motor e perceptocognitivo, podendo essa fase ser considerada a primeira da educação inclusiva. Objetivou-se verificar as concepções das profissionais do berçário relativas à inserção da criança com necessidades especiais na rotina de atividades desenvolvidas. Foram entrevistadas sete berçaristas da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Os dados, organizados segundo categorias analíticas: conceitos relativos ao processo de inclusão, benefícios para a criança e diferenças entre as crianças nessa faixa etária, foram submetidos à análise qualitativa. Os resultados mostraram que a inclusão de crianças com necessidades especiais é vista com reservas, explicitando ideias preconcebidas sobre a deficiência. Eles se justificam pela falta de conhecimento do desenvolvimento infantil e dos fatores que o envolvem, bem como pelo fato de os profissionais vincularem suas atividades às experiências pessoais.

Keywords : CRECHES; DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese