SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue139The inclusion of special needs children in the vision of day care center professionalsAttention-deficit hyperactivity disorder and historical and cultural psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FIGUEIREDO, Fernando Jorge Costa. Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 95-119. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100006.

O estudo tem como objetivo investigar com maior profundidade a pesquisa sobre representação mental da realidade em crianças com cegueira congênita, comparando-as com crianças normovisuais no ensino básico da escola regular em Portugal. A partir de fundamentos teóricos, pretende-se analisar as diferentes crianças ao longo do tempo, bem como a sociedade atual perante as crianças diferentes. Foram feitos dois estudos de caso, combinando dados de natureza quantitativa e qualitativa. A análise desses casos revela dois caminhos diferentes na integração de crianças com cegueira congênita no primeiro ciclo do ensino básico, sendo que essa diferenciação não resulta dos processos de adaptação ao aluno concreto numa perspectiva humanista e, sim, dos condicionamentos físicos (escolas) e organizacionais (Educação Especial).

Keywords : EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIÊNCIA VISUAL; CRIANÇAS; INTEGRAÇÃO ESCOLAR.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese