Robert Dinham ROBERT DINHAM

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue139Attention-deficit hyperactivity disorder and historical and cultural psychologyStudies on undergraduate research in Brazil: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris; SIMIONI, Janaína Lazzarotto  and  ZANCHIN, Jaqueline. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão.Translated byRobert Dinham. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 147-172. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100008.

O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.

Keywords : ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DEFICIENTE DA AUDIÇÃO; MÉTODOS DE ENSINO.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese