SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue139The linking of resources to education and to national democratic union partyThe school as a mini-university in secondary education in Cuba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GRIGOLI, Josefa A. G.; LIMA, Cláudia M.; TEIXEIRA, Leny R. M.  and  VASCONCELLOS, Mônica. A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 237-256. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012.

O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.

Keywords : FORMAÇÃO CONTÍNUA; GESTÃO; ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese