SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue139The school as a place for teacher training: a successful management initiativeInternational changes in the educational and social levels of people of ethnic origin in the Auracanía region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp. 257-276. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100013.

O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ªe 9ªséries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como microuniversidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacamse as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.

Keywords : EDUCAÇÃO EM CUBA; ESCOLA SECUNDÁRIA; REFORMA EDUCACIONAL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese