SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue140Teaching work and training models: old and new challenges and representationsOn-line mentoring program for novice teachers: phases of a process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNESO, Marina M. R.  and  ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri De. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp. 445-477. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200008.

O artigo traz os resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar a atratividade da carreira docente no Brasil pela ótica de alunos concluintes do ensino médio, uma vez que se tem divulgado a perda de interesse pela opção profissional pelo magsitério por parte dos adolescentes. O estudo foi realizado em escolas públicas e particulares de cidades de grande ou médio porte das diferentes regiões do país. Os dados utilizados para as análises têm origem em duas fontes: questionário e grupos de discussão. Nos resultados, a rejeição à carreira docente é recorrente entre os jovens pesquisados. As justificativas dos estudantes para a falta de atratividade da carreira se relacionam à ausência de identificação pessoal com a docência, às condições sociais e financeiras de exercício da profissão, à própria experiência escolar dos alunos e à influência familiar.

Keywords : formação de professores; profissionalização; escolha profissional; professores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese