SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue140Secondary school students and the attractiveness of a teaching career in BrazilThe professional model of reference in initial teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

REALI, Aline M. de M. R.; TANCREDI, Regina M. S. P.  and  MIZUKAMI, Maria da Graça N.. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp. 479-506. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200009.

Neste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos próprios.

Keywords : ensino a distância; educação continuada; formação de professores; programa de mentoria do portal dos professores da UFSCAR.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese