SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue140Expansion and quality of primary and secondary education in BrazilA discussion about learning competences: problems and alternatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PARAISO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp. 587-604. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200014.

O artigo procura pensar um currículo com a diferença, conforme conceituada por Gilles Deleuze, para abalar os extratos dos currículos já formados e experimentar fazer um currículo movimentar-se. Traz, como mote para essa experimentação, linhas de currículos traçadas em uma investigação que cartografou os fazeres curriculares de três professoras que trabalham em três escolas distintas. Utiliza vários conceitos retirados do pensamento da diferença deleuziano para pensar linhas virtuais no território do currículo. Defende a necessidade de pensar o currículo em suas bifurcações, em seus escapes, variações e linhas de fugas. Prioriza a diferença em vez da identidade, e segue as ramificações que surgem desse pensamento. Procura fazer traçados que racham os extratos dos currículos existentes, em seu meio, para ver a diferença fazer o seu trabalho. Experimenta, por fim, fazer a diferença operar para pensar um currículo como território de multiplicidades, somas, desejo, desterritorializações, cultivo de alegrias e afectos.

Keywords : currículo; diferença; Gilles Deleuze.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese