SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue140A discussion about learning competences: problems and alternativesSocial policies for children and adolescents in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  and  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp. 629-648. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200016.

Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.

Keywords : prática de ensino; educação; transdisciplinaridade; papéis sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese