SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue140A discussion about learning competences: problems and alternativesSocial policies for children and adolescents in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  and  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp.629-648. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200016.

Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.

Keywords : prática de ensino; educação; transdisciplinaridade; papéis sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License