SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número140Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativasPolíticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  e  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp.629-648. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200016.

Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.

Palavras-chave : prática de ensino; educação; transdisciplinaridade; papéis sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons