SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue142Parent teacher meetings in early childhood education: management stylesA hidden quasi market: dispute for common schools in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

NARTINS, Angela Maria  and  SILVA, Vandré Gomes da. Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008). Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp. 228-245. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100012.

Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar

Keywords : estado da arte; autonomia administrativa; escolas; gestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese