SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue144From pupils' detachment to disengagement and then to failurePersistence and dropout in the vocational education high school in Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp. 752-769. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006.

A proposta deste artigo é desenvolver algumas ideias que possam contribuir para o debate sobre o ensino médio no Brasil, a partir das condições existentes nas instituições, das políticas educacionais em curso e dos desafios colocados pela realidade social, econômica e política. Discutem-se aqui a importância política, social e econômica da expansão e obrigatoriedade do ensino médio, o caráter cultural da escola e sua relação com a chamada "sociedade do conhecimento", o papel do ensino médio para a juventude, as novas demandas para os docentes, entre outros.

Keywords : políticas educacionais; ensino médio; ensino obrigatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese