SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue144Some contemporary challenges of secondary education in BrazilToward a new national plan of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DORE, Rosemary  and  LUSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp. 770-789. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000300007.

Este artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram-se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.

Keywords : evasão escolar; ensino profissional; ensino técnico; ensino médio.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese