SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue144Engineering women careers on scientific and technological research: achievements and challengesAfrican origins of families and students in Maranhão, XIXth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani  and  KLUBER, Tiago Emanuel. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp. 904-927. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000300014.

Este estudo visou analisar as pesquisas em Modelagem Matemática na área da Educação Matemática no Brasil, investigando os trabalhos que adotam esse enfoque, publicados nos anais do 3º. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em 2007. A postura assumida é a fenomenológica, e as interpretações são pautadas no movimento hermenêutico, que aponta para uma metacompreensão do tema. Os núcleos de ideias emergem dos invariantes articulados no processo de efetuar convergências, como, por exemplo, a pesquisa que se centra prioritariamente nos modos pelos quais o professor trabalha tópicos de conteúdos matemáticos com o recurso da modelagem. Esse invariante elucidativo pode indicar fragilidades quando os pesquisadores permanecem apenas no "como fazer"; pode também indicar possibilidades de compreender concepções e sua conversão em práticas desenvolvidas em sala de aula.

Keywords : hermenêutica; fenomenologia; ensino de matemática; pesquisa educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese