SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número145Democratic governmentality and the teaching of Philosophy in contemporary BrazilSocial recognition and teaching career policies in compulsory education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SOARES, Sergei Suarez Dillon  y  NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.. Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.68-87. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100006.

O artigo analisa a evolução das habilidades cognitivas dos jovens brasileiros medidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos - Pisa. Reporta-se a resultados bem positivos. Apesar de um aumento considerável na porcentagem dos jovens aptos a fazer o Pisa e, portanto, uma forte redução na seletividade, a nota média brasileira subiu 33 pontos ao longo dos últimos nove anos. A posição relativa do país também aumentou: nossa nota média foi de 75% para 80% da nota média do grupo original de países que fizeram o Pisa em 2000. Em termos distributivos, a melhora foi mais proeminente na parte inferior da distribuição de habilidades cognitivas. Os centésimos na cauda inferior da distribuição de matemática viram suas notas aumentarem em torno de 70 pontos contra em torno de 30 pontos para os centésimos na cauda superior.

Palabras clave : Pisa; avaliação da aprendizagem; desenvolvimento cognitivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf epdf ) | Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons