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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GATTI, Bernardete A.. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.88-111. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100007.

Partindo do conceito de "reconhecimento social" e da questão da formação de "senso de injustiça", analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos.

Palabras clave : políticas educacionais; professores; salário; educação básica.

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