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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LOPES, Alice Casimiro. Democracia nas políticas de currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.700-715. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003.

Com base na teoria do discurso, analiso a noção de democracia, a partir de suas relações com a representação, em um espaço de identidades não fixas e de políticas pós-fundacionais. Defendo que toda representação implica a constituição mútua entre representante e representado, na qual é impossível haver uma pura transparência. Na democracia, é impossível escapar à representação, mas é possível inserir sua análise em uma contingência radical. Cotejo essa conclusão com as atuais políticas de currículo para a educação básica no Brasil. Argumento que, a despeito de não se poder concluir homogeneamente quanto à democracia nas políticas de currículo, permanecem sendo mascaradas as contingências das políticas pautando a política pela tentativa de reduzir traduções contextuais e, com isso, minimizando as potencialidades democráticas.

Keywords : Currículo; Educação Básica; Democracia; Políticas Educacionais.

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