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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.716-737. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300004.

Minha intenção, neste artigo, é desconstruir os vínculos entre currículo e ensino, o que considero crucial para que a diferença possa emergir no currículo. Analisando a teoria curricular de matriz técnica e crítica e a política curricular recente em torno da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, argumento que a centralidade no conhecimento tende a reduzir a educação ao ensino. Defendo que a responsabilidade da teoria e das políticas curriculares é bloquear a hipertrofia da ideia de conhecimento como núcleo central do currículo. Isso implica redefinir o currículo como instituinte de sentidos, como enunciação da cultura, como espaço indecidível em que os sujeitos se tornam sujeitos por meio de atos de criação.

Keywords : Currículo; Políticas De Currículo; Conhecimento; Diferença.

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