SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue147Chilean and Costa Rican teacher's attitudes towards inclusive educationTeacher empowerment: the education entitlement-social transformation traverse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FORTE, Ana Maria  and  FLORES, Maria Assunção. Potenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola . Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.900-919. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300014.

Neste artigo apresentam-se resultados de estudo que procurou compreender as perspetivas e experiências de desenvolvimento profissional de um conjunto de professores articuladas à colaboração no contexto de trabalho. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas, relatos e reflexões escritas em escola no norte de Portugal. Os resultados apontam para uma valorização da formação formal, reconhecendo ainda a importância de outras oportunidades de desenvolvimento profissional, como o trabalho colaborativo, sobretudo no nível dos projetos extracurriculares, e não no nível pedagógico e de sala de aula. Os resultados reforçam a ideia de que é premente promover formação em contexto de trabalho como estratégia para proporcionar o desenvolvimento profissional e para desafiar culturas profissionais marcadas pelo isolamento.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Trabalho Em Equipe; Formação Em Serviço; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License