SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinarRepresentações sociais do passado e justiça transicional na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SA, Celso Pereira de. Entre a história e a memória, o estudo psicossocial das memórias históricas. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.260-274. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143133.

O artigo aborda a noção de "memórias históricas", a qual, como uma instância conceitual do fenômeno da memória social, designa as "memórias da história" construídas por populações que estiveram implicadas em fatos que se tornaram "históricos". Este estudo é da alçada da psicologia social, não tendo qualquer implicação para a produção científica da história. Assim, busca-se distingui-las das "histórias memoriais", que constituem um tipo alternativo de história, a partir das lembranças de participantes de determinados eventos, sem submetê-los nem aos critérios clássicos da pesquisa histórica nem a uma rigorosa análise psicossocial. Conclui-se que, entendidas como um empreendimento acadêmico na tradição da psicologia social, as "memórias históricas" não advogam qualquer relação com a verdade histórica. Elas são concebidas como memórias, não como história, cujos produtos não dão conta exclusiva da sua determinação, visto haver mais na memória histórica do que a história seria capaz de suprir.

Palavras-chave : História; Memória; Memórias Históricas; Histórias Memoriais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )