SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Representações sociais do passado e justiça transicional na América LatinaProblemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FERREIRA, Arthur Arruda Leal. Psicologia, produção subjetivante e modos políticos: pistas conceituais da teoria ator-rede. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.300-313. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143202.

Este trabalho é uma tentativa de compreensão dos processos de subjetivação (e seus efeitos políticos) envolvidos nos modos de conhecimento dos saberes psi. Para tal, será levantado um conjunto de definições quanto à subjetividade e a seus modos de produção. Em seguida, serão analisadas as contribuições sobre o tema por parte da teoria ator-rede. Mais adiante, serão tomadas dessa teoria algumas diretrizes para possíveis estudos sobre modos de subjetivação engendrados pelos saberes e práticas psi. De modo mais específico, serão trabalhadas as formas com que as pesquisas psi engendram mundos e sujeitos por meio de políticas ontológicas específicas, gerando formas extorsivas ou recalcitrantes de articulação. É nesse aspecto que será feita a discussão dos modos políticos dessas formas de subjetivação.

Palavras-chave : Subjetividade; Psicologia; Teoria Ator-Rede; História; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )