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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CHAIB, Mohamed. Representações sociais, subjetividade e aprendizagem.Traduzido porLaura Loureiro. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.358-372. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143201.

Este artigo pretende investigar em que medida a teoria das representações sociais pode definir e explicar os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que tais fenômenos foram, até o momento, na maioria das vezes, investigados e explicados com base nas teorias psicológicas de desenvolvimento e cognição. Acreditamos que menos atenção tem sido dedicada à explicação do ensino e da aprendizagem humana, por exemplo, baseada na análise etnográfica, sociológica ou psicossocial. Neste texto, pretendemos refletir sobre o papel que pode ser desempenhado pela teoria das representações sociais, particularmente pelos fenômenos da subjetividade e intersubjetividade, na formação dos processos de ensino e de aprendizagem humanos.

Palavras-chave : Representações Sociais; Aprendizagem; Educação; Subjetividade.

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