SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Integralidade e intersetorialidade nas práticas psicológicas: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CHARREU, Leonardo Verde  e  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.410-425. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053142839.

Este artigo pretende dissertar sobre nossas experiências profissionais com diários de aula e portfólios no processo formativo de professores. Como são conceituados, em que estão pautados, como podem ser organizados pelos estudantes e que lugar ocupam enquanto instrumento da prática educativa foram determinantes na forma como este texto foi organizado. A partir de uma série de autores que servem de referência, pretendemos mostrar conceitualmente como operamos com esses dois instrumentos na formação de professores, tendo a perspectiva da cultura visual como pano de fundo. Essa experiência foi vivida pelos pesquisadores em dois ambientes distintos de formação - Brasil e Portugal - e, nesse sentido, serão feitas pontualizações das especificidades e respectivas contextualizações.

Palavras-chave : Diários de Classe; Portfólios; Formação de Professores; Cultura Visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )