SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157A educação brasileira está melhorando? Evidências do PISA e SAEBA formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LOPES, Alice Casimiro  e  BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.486-507. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143065.

Neste artigo, discutimos como se desenvolvem as lutas político-discursivas pela significação do que vem a ser currículo com base em autores pós-estruturais e nas traduções que fazemos desses registros teóricos no campo do currículo no Brasil. O debate proposto questiona as políticas de currículo de formação docente voltadas a uma perspectiva de mudança social. Apresentamos a discussão a partir de quatro teses interconectadas: a formação docente é um projeto impossível; ainda assim, essa formação docente é necessária; essa necessidade pode ser vinculada ao projeto que para muitos parece abandonado: o projeto de mudar o mundo; o desafio da mudança envolve nossa responsabilidade e compromisso, bem como o debate político constante sobre o que se entende como mudança e significação do mundo.

Palavras-chave : Currículo; Política; Formação de Professores; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )