SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157Fazer pão e votar: estética da vida no diário de agricultoresResidência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.566-587. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143057.

O artigo aborda os textos de trabalho incluídos nos cadernos didáticos para a disciplina de Língua Portuguesa, no projeto São Paulo Faz Escola - SPFE -, iniciado em 2008 e transformado em proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE-SP. Comparam-se os usos de textos verbais e não verbais na proposta paulista e na série Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Saraiva), coleção didática ajustada ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O principal instrumento para análise é o conceito de gênero textual, de acordo com definição amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela própria SEE-SP. Entre as constatações gerais, destaca-se a secundarização da noção de gênero por parte do SPFE, em razão do uso recorrente de textos desprovidos de história social consolidada e da pasteurização dos conteúdos presentes nessa obra.

Palavras-chave : Livro didático; Textos; Gêneros textuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )