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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane  e  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.566-592. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143798.

Este artigo se reporta a dados obtidos em investigação que se propôs a analisar o programa de governo denominado Sistema de Proteção Escolar, implementado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2010. O foco ora analisado tem como propósito compreender as percepções de Professores Mediadores Comunitários sobre situações de conflito e violência nas escolas onde atuam. Os dados indicam uma tendência de ampliação dos níveis de conflito e violência no contexto escolar, com predominância de problemas provocados por alunos, na visão dos entrevistados. Esse cenário pode ser creditado à resistência de alunos às condutas dos profissionais e das práticas pedagógicas ali encetadas, se contrapondo à autoridade atribuída socialmente aos professores e ao prestígio da escolaridade.

Palavras-chave : Política Educacional; Mediação de Conflitos Escolares; Trabalho Docente.

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