SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentesRepetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALVES, Mariana Gaio. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.594-613. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143679.

Indisciplina, violência e bullying nas escolas são hoje preocupações significativas da sociedade em geral e objeto de elevada atenção pelos meios de comunicação social. Neste artigo realiza-se uma sistematização global de resultados de investigação, apresentando, designadamente, a etapa exploratória de uma meta-análise de pesquisas de doutoramento. Essa etapa considera, apenas, as dissertações apresentadas em universidades portuguesas que são acessíveis através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP. Para além da visibilidade social crescente das situações de indisciplina, violência e bullying, equacionam-se as dificuldades da sua delimitação conceptual e operacionalização empírica, bem como eventuais modalidades de intervenção no sentido de prevenir e regular ocorrências disruptivas em meio escolar. A sistematização global de resultados de investigação permite também identificar eventuais futuras linhas de pesquisa.

Palavras-chave : Disciplina; Violência; Bullying; Escolas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )