Acessibilidade / Reportar erro

Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012

Grade repetition and indiscipline: evidence from Brazil and Portugal in Pisa, 2012

Redoublement et indiscipline: données du Brésil et du Portugal sur le Pisa 2012

Repitencia e indisciplina: evidencias de Brasil y Portugal en el Pisa 2012

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] - Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.

Palavras-chve:
Repetência; Pisa; Análise de Regressão

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br