SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacionalOpressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MATOS, Daniel Abud Seabra  e  FERRAO, Maria Eugénia. Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.614-636. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143669.

Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] - Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.

Palavras-chave : Repetência; Pisa; Análise de Regressão.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )