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Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife

Injustice, conflict and violence: a case study in public school in Recife

Injustice, conflit et violence: une étude de cas dans l'école publique de Recife

Injusticia, conflicto y violencia: un estúdio de caso en una escuela pública de Recife

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com base em estudo de caso realizado em escola pública estadual de Recife (PE). Os dados evidenciam que os atores escolares fazem referência ao sentimento de injustiça, relacionando-o à redução do bem-estar, o que pode gerar conflitos e violências no espaço escolar. Foram entrevistados alunos do ensino médio, professores e gestores, de maneira informal, em intervalos entre aulas, visando a realizar essa atividade em seu ambiente natural, bem como evitando ferir princípios éticos da pesquisa. Também foram entrevistadas professoras e a diretora por meio de instrumento semiestruturado. O estudo conclui que a justiça no contexto escolar deve ser observada em sua pluridimensionalidade e a falta de clareza a seu respeito limita a capacidade de intervenção para sua minimização, levando os atores escolares, muitas vezes, a justificarem práticas injustas.

Palavras Chave:
Escolas; Violência; Conflito; Justiça

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