SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de RecifeEstudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LEANDRO, Alexandra. Corpos em movimento no espaço: narrativas escolares. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.736-754. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143880.

O modo como as mobilidades e performances espaciais dos alunos são disciplinadas pelos diferentes educadores que habitam a escola permite-nos refletir sobre a relevância do espaço corporeamente produzido na configuração da experiência escolar. Em cada ano, múltiplas fronteiras espaciais são atualizadas em busca de um renovado equilíbrio entre abertura e fechamento, distância e proximidade, com vista à defesa e (re)construção do território dos adultos. A forma como o espaço escolar é distribuído e investido de sentido é um processo incerto e conflituoso, sendo que, no contexto do funcionamento diário de uma escola, a reflexão em torno dessa dimensão territorial leva-nos a olhar para a mobilidade e ocupação espaciais como importantes recursos individuais, grupais e institucionais.

Palavras-chave : Escolas; Corpo; Espaço; Disciplina.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )