SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Estudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidosCotidiano escolar e práticas interculturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BENETTI, Idonézia Collodel; VIEIRA, Mauro Luís  e  FARACCO, Anna Maria. Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.784-801. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143424.

A família tem sido relacionada tanto ao sucesso quanto ao fracasso das crianças na escola e tem sido apontada como fonte estimuladora da produtividade e do ajuste escolar, bem como da desvalorização da educação. A presente pesquisa investigou as expectativas e a concepção sobre suporte parental de 97 pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Florianópolis. Os instrumentos para a coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e um questionário socioeconômico. Ancorada no método de levantamento de dados, de cunho descritivo e exploratório e de natureza qualitativa, a pesquisa mostrou que ambos os pais colocam bastante ênfase no desenvolvimento cognitivo de seus filhos e oferecem recursos que podem auxiliar na obtenção de bons desempenhos acadêmicos.

Palavras-chave : Suporte Parental; Escolas; Desenvolvimento da Criança; Rendimento Escolar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )