SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Suporte parental para crianças do ensino fundamentalAcesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.802-820. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143455.

Na sociedade brasileira existe uma crescente sensibilidade para a temática das diferenças culturais que se manifesta em diversos âmbitos sociais. No entanto, no que se refere à educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, de não sabermos como lidar positivamente com essas questões. É nesse universo de preocupações que se situa o presente trabalho. Seu objetivo é analisar as relações entre escola e práticas interculturais, tendo como referência um curso inspirado na pesquisa-ação, desenvolvido no primeiro semestre de 2014, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar. Concluímos que, para avançar nessa perspectiva, é importante que ela seja introduzida nos processos de formação continuada realizados coletivamente na própria escola.

Palavras-chave : Cotidiano Escolar; Práticas Interculturais; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )