SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Cotidiano escolar e práticas interculturaisDispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

REAL, Giselle Cristina Martins  e  MOREIRA, Ana Carolina Santana. Acesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.822-844. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143524.

Analisam-se decisões judiciais que versaram sobre ingresso na educação superior, buscando identificar o entendimento majoritário dos Tribunais de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro a respeito de demandas com base na nota obtida pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Justifica-se a opção por esses tribunais por concentrarem a maior parte das decisões sobre a temática. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa. Observou-se ampla concessão judicial, com o uso de argumentos que contrariam as normas de limitação de idade para a concessão da certificação, assim como desconsideram os objetivos democratizantes dessa ação integrante das políticas de acesso à educação superior para jovens e adultos. Infere-se que os tribunais promoveram um acesso oblíquo à educação superior.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Tribunal de Justiça; Acesso ao Ensino Superior; ENEM.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )