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Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais

Literacy anticipation device: conditions for its emergence and its current contours

Dispositif de l'anticipation de l'alphabétisation: les conditions d'émergence et les contours actuels

Dispositivo de la anticipación de la alfabetización: condiciones de emergencia y contornos actuales

Resumo

Este artigo discute as condições de emergência e os efeitos do dispositivo da antecipação da alfabetização, que muda a idade em que a alfabetização deve ser consolidada para o primeiro ano do ensino fundamental. Argumenta-se que historicamente foi engendrado um dispositivo que articulou diferentes discursos, enunciados científicos, leis, proposições filosóficas, jurídicas e morais que têm como efeito nas escolas a exigência de que as crianças sejam alfabetizadas no primeiro ano. A discussão sobre a maturidade, os estudos sobre a psicogênese da escrita e sobre letramento são aqui analisados como práticas discursivas que deram as condições de emergência de um dispositivo que antecipa não somente a entrada no ensino fundamental, mas também a exigência da alfabetização plena dessas crianças.

Palavras-chave:
Letramento; Leitura; Escrita; Ensino Fundamental

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