SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Acesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduaisIdeia de futuro em política e educação: um diálogo com Arendt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva  e  PARAISO, Marlucy Alves. Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.846-868. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053143442.

Este artigo discute as condições de emergência e os efeitos do dispositivo da antecipação da alfabetização, que muda a idade em que a alfabetização deve ser consolidada para o primeiro ano do ensino fundamental. Argumenta-se que historicamente foi engendrado um dispositivo que articulou diferentes discursos, enunciados científicos, leis, proposições filosóficas, jurídicas e morais que têm como efeito nas escolas a exigência de que as crianças sejam alfabetizadas no primeiro ano. A discussão sobre a maturidade, os estudos sobre a psicogênese da escrita e sobre letramento são aqui analisados como práticas discursivas que deram as condições de emergência de um dispositivo que antecipa não somente a entrada no ensino fundamental, mas também a exigência da alfabetização plena dessas crianças.

Palavras-chave : Letramento; Leitura; Escrita; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )