Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade

Education research and scientific bricolage: diligence, multireference and interdisciplinary

Recherche en éducation et bricolagem scientifique: rigueur, multiréferentialité et interdisciplinarité

Investigación en educación y bricolaje científico: rigor, multirreferencialidad e interdisciplinaridad

Resumo

O estudo discute a temática bricolagem científica em pesquisas na área de educação, promovendo reflexões com suporte na experiência de doutorandas com o rigor, a complexidade e a interdisciplinaridade que ponderam essa abordagem na produção do conhecimento científico sobre formação de professores. O referencial teórico-metodológico e a análise de dados oriundos da pesquisa qualitativa forneceram suporte para a discussão. A entrevista semiestruturada foi utilizada como principal técnica. Percebeu-se que as entrevistadas concebem a bricolagem científica como um desafio, ao mesmo tempo que entendem ser essa a alternativa propulsora da criatividade do pesquisador. Reconhecem, ainda, que se tornar um cientista bricoleur exige tempo, rigor e aprofundamento.

Palavras chave:
Pesquisa Educacional; Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br