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Pedagogia da vigilância: o jesuíta na aldeia (séculos xvi e xvii)

The pedagogy of vigilance: jesuits in the village (xvi and xvii centuries)

Pédagogie de la vigilance: présence jésuite dans les villages (xvi et xvii siècles)

Pedagogía de la vigilancia: el jesuíta en la aldea (siglos xvi y xvii)

Resumo

Aprofundar a discussão acerca da prática jesuítica na província do Brasil no final do século XVI e início do XVII é a preocupação primeira deste artigo. Nesse caminho, resgatam-se alguns apontamentos a respeito dos instrumentos de vigilância que a chamada Contrarreforma pôs em cena, a fim de oferecer ao leitor as condicionantes históricas que perpassaram a atividade dos inacianos no período. Em seguida, faz- -se uso de documentos pesquisados no Archivum Romanum Societatis Iesu e na Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emanuelle, ambos em Roma. Por meio dessa documentação, tem-se a intenção de instigar o leitor a uma nova perspectiva em relação à atuação dos jesuítas na América portuguesa, fundamentalmente porque a fonte de que se faz uso neste artigo ainda foi pouco explorada.

Palavras chave:
História da Educação; Pedagogia; Jesuítas; Brasil

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