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A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo1 1 Pesquisa com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj

The professional training of teachers: an old problem from a new angle

La formation professionnelle des enseignants: un vieux problème vu sous un angle nouveau

La formación profesional de los profesores: un viejo problema desde otro ángulo

RESUMO

O objetivo do artigo é abordar a formação profissional do professor pelo ângulo da sociologia das profissões. A representação do magistério como “vocação” e as premissas da tendência natural feminina para desempenho de uma atividade “maior” e superior às demais profissões - a de “educador” - trouxeram uma enorme ambiguidade para a formação dos professores. Nossa hipótese é que a disseminação dessa perspectiva contribuiu para a descaracterização profissional do magistério. A profissionalidade é condição necessária para a qualidade do exercício profissional, pois, ancorada no habitus profissional, viabiliza o desenvolvimento das ações razoáveis (“senso do jogo”) que, incorporadas pelas ações experimentadas no campo escolar, fundamentariam uma boa formação profissional.

Palavras-chave:
Sociologia; Formação de Professores; Profissão Docente; Pedagogia

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