Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco

Knowledge, teaching and commitment: the virtuous triangle of an at-risk professionalism

Connaissance, didactique et engagement: le triangle vertueux d’un professionnalisme en danger

Conocimiento, didáctica y compromiso: el triángulo virtuoso de una profesionalidad en riesgo

RESUMO

Discutem-se, neste texto, a reconfiguração do saber profissional docente e a sua ancoragem numa formação de professores orientada para uma identidade profissional sólida, construída num continuum de desenvolvimento profissional. Esta visão requer uma outra relação com a produção de conhecimento específico que permita contrariar o movimento de desprofissionalização e funcionarização que os professores atravessam, com implicações no grau de compromisso da docência com os resultados da escola enquanto locus socialmente mandatado para a garantia das aprendizagens essenciais dos cidadãos, hoje fundamental à sustentação da própria economia e coesão dessas sociedades.

Palavras-chave:
Conhecimento; Formação Profissional; Didática; Deontologia

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br