SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limitesRemuneração média como indicador da valorização docente no mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VIEIRA, André. Expectativas dos professores e mismatch racial na escola pública brasileira. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.412-445. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053144766.

O artigo examina em que medida as similaridades ou discrepâncias raciais entre professores e alunos nas turmas das escolas públicas brasileiras influenciam as expectativas docentes. Adicionalmente, são analisadas a ocorrência de diferenciais de gênero nas expectativas e a interseccionalidade com as diferenças raciais. Os dados utilizados são da Prova Brasil 2013 (BRASIL, 2015). A principal conclusão é que a similaridade racial entre professores e turmas de alunos negros está associada a maiores expectativas docentes, especialmente quanto à conclusão do ensino fundamental e entrada na universidade. Além disso, o fato de as turmas serem lecionadas por professoras também está vinculado a maiores expectativas. Contudo, as expectativas são explicadas em grande medida pelo aprendizado dos estudantes em matemática e pelo ambiente pedagógico em sala de aula.

Palavras-chave : Professores; Expectativas; Rendimento Escolar; Relações Raciais.

        · resumo em Francês | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )