Acessibilidade / Reportar erro

Expectativas dos professores e mismatch racial na escola pública brasileira1 1 O autor agradece a Maria Ligia Barbosa, Flavio Carvalhaes, André Salata, Danielle Cireno Fernandes, colegas do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ), bem como aos pareceristas pela leitura cuidadosa e comentários.

Attentes des professeurs et mismatch racial dans l’enseignement public au Brésil

Expectativas de los profesores y mismatch (disparidad) racial en escuela pública brasileña

RESUMO

O artigo examina em que medida as similaridades ou discrepâncias raciais entre professores e alunos nas turmas das escolas públicas brasileiras influenciam as expectativas docentes. Adicionalmente, são analisadas a ocorrência de diferenciais de gênero nas expectativas e a interseccionalidade com as diferenças raciais. Os dados utilizados são da Prova Brasil 2013 (BRASIL, 2015). A principal conclusão é que a similaridade racial entre professores e turmas de alunos negros está associada a maiores expectativas docentes, especialmente quanto à conclusão do ensino fundamental e entrada na universidade. Além disso, o fato de as turmas serem lecionadas por professoras também está vinculado a maiores expectativas. Contudo, as expectativas são explicadas em grande medida pelo aprendizado dos estudantes em matemática e pelo ambiente pedagógico em sala de aula.

Palavras chave:
Professores; Expectativas; Rendimento Escolar; Relações Raciais

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br