SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Remuneração média como indicador da valorização docente no mercado de trabalhoReferenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; MORICONI, Gabriela Miranda; DAVIS, Claudia L. F.  e  NUNES, Marina M. R.. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.478-504. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053144896.

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que, desenvolvida durante 2014 e 2015, procurou construir um diagnóstico sobre políticas educacionais para o ensino médio - especialmente as curriculares -, valendo-se, para tanto, de informações pesquisadas junto aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, os maiores responsáveis pela oferta desse nível de ensino. Os dados foram coletados por meio de: documentos e disposições legais vigentes; questionários às equipes responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de todos os estados do país; e entrevistas qualitativas realizadas junto a uma amostra de dez secretarias dentre as 27. Neste texto especificamente, o objetivo é apresentar e analisar algumas iniciativas que os entes federados têm desenvolvido para atrair e manter os jovens nesse nível de ensino.

Palavras-chave : Ensino Médio; Políticas Educacionais; Currículos; Juventude.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )