Acessibilidade / Reportar erro

Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica

Benchmarks of the “good high school teacher”: theoretical discussion exercise

Référentiels du “bon professeur” de l’enseignement moyen: exercice d’articulation théorique

Referentes del “buen profesor” de enseñanza media: ejercicio de articulación teórica

RESUMO

O objetivo deste artigo é articular um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre desempenho docente, no intuito de identificar características de um “bom professor” de ensino médio. Parte-se de uma revisão de literatura sobre efeito- -professor, eficácia escolar, desempenho docente, competências para ensinar, saberes docentes e processo de profissionalização. Adotam-se como categorias de análises cinco dimensões da docência no ensino médio: conhecimento, estratégica, relacional, motivacional e profissional. Conclui-se que o alargamento das concepções do que constitui um “bom professor” de ensino médio pode contribuir para a instituição de políticas para fomentar o desenvolvimento da carreira docente e para as diretrizes dos cursos de formação inicial e continuada dos professores especialistas.

Palavras chave:
Professores; Ensino Médio; Qualidade do Ensino; Profissionalização

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br