SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educaçãoDidática da matemática em cursos de formação de educadores e professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.506-531. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053144820.

O objetivo deste artigo é articular um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre desempenho docente, no intuito de identificar características de um “bom professor” de ensino médio. Parte-se de uma revisão de literatura sobre efeito- -professor, eficácia escolar, desempenho docente, competências para ensinar, saberes docentes e processo de profissionalização. Adotam-se como categorias de análises cinco dimensões da docência no ensino médio: conhecimento, estratégica, relacional, motivacional e profissional. Conclui-se que o alargamento das concepções do que constitui um “bom professor” de ensino médio pode contribuir para a instituição de políticas para fomentar o desenvolvimento da carreira docente e para as diretrizes dos cursos de formação inicial e continuada dos professores especialistas.

Palavras-chave : Professores; Ensino Médio; Qualidade do Ensino; Profissionalização.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )