SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teóricaEducação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CABRITA, Isabel. Didática da matemática em cursos de formação de educadores e professores. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.532-549. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053145045.

O Processo Bolonha visou a reestruturar o ensino superior europeu, intensificando uma formação de qualidade e a sua uniformização. Mas esse objetivo ainda não foi alcançado. A formação dos Educadores de Infância e Professores dos anos iniciais de escolaridade é díspar, designadamente em termos das habilitações exigidas e do acesso aos cursos e sua cartografia. No que se refere a esses cursos, foram analisados, em particular, os programas das unidades curriculares relacionadas com a didática da matemática. Conclui-se principalmente pela diversidade de situações no que concerne: à (in)dependência das disciplinas; à sua distribuição no curso; ao número de European Credit Transfer System (ECTS); aos objetivos que perseguem; aos conteúdos programáticos; às metodologias e avaliação das aprendizagens preconizadas; e à bibliografia proposta.

Palavras-chave : Matemática; Formação de Professores; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )