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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MORAES, Adriana Zomer De  e  CRUZ, Tânia Mara. Estudantes de engenharia: entre o empoderamento e o binarismo de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.572-598. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053145159.

Este artigo trata, a partir de entrevistas com estudantes de Engenharia (2014), de suas experiências acadêmicas e concepções de gênero em relação ao campo profissional. O materialismo histórico e dialético, como referencial, visa a estabelecer as conexões entre o particular e a totalidade social, e entre a subjetividade e a objetividade no processo histórico de transformações e permanências. O aumento do ingresso das mulheres nas engenharias exige contínuo enfrentamento das estudantes, que expressam estratégias de empoderamento contraditoriamente acompanhadas de atributos sustentados em binarismos de gênero. Por sua vez, os colegas e os professores tendem a reforçar a divisão sexual do trabalho em novas formas.

Palavras-chave : Estudantes; Engenharia; Trabalho; Relações de Gênero.

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