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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LIMA, Licínio C.  e  GUIMARAES, Paula. Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.600-623. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053144926.

Este artigo aborda as políticas públicas de educação de adultos em Portugal desde 1974, a partir de três lógicas: a lógica democrática-emancipatória; a de modernização e de controlo estatal; e a lógica da gestão de recursos humanos. Essas lógicas são tratadas em articulação com os desenvolvimentos e as principais características das políticas públicas de educação de adultos nos últimos 40 anos, destacando-se a influência da União Europeia no que se refere à ênfase atribuída à tendência vocacionalista e de gestão de recursos humanos.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação de Adultos; Portugal; Lógica Política.

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